Pesquisa mostra que a maioria das empresas brasileiras não tem uma estratégia definida para inovar

Cerca de 70% das empresas brasileiras entendem a necessidade de inovar e mantêm algum departamento ou comitê dedicado a pesquisa e desenvolvimento — mas apenas um terço delas sabe onde e quanto investir em inovação. É o que mostra um estudo da consultoria Palas, que pesquisou 60 companhias nacionais e multinacionais — metade delas de grande porte — com atuação em várias regiões do país nos setores de construção civil, finanças, energia, saúde, transporte, logística e telecomunicação. Quase dois terços (61,7%) das empresas consultadas são do setor de serviços; 31,3% são indústrias e 5% do comércio.

Daquelas com alguma estrutura de inovação, um terço tem laboratório próprio, pouco menos de um quarto mantém convênio com startups e apenas 17% possuem parceria com universidades. “As empresas que entenderam a importância de inovar passaram a se conectar com o ecossistema de startups. A inovação vem de fora para dentro”, analisa Gilberto Sarfati, da Fundação Getulio Vargas (FGV-SP).

Sarfati explica que a inovação se apoia em três pilares: empresas, universidades e governos. O governo falha ao oferecer um processo de patentes antiquado, em que a morosidade funciona como desestímulo. “Falta incentivo ao desenvolvimento. O governo, em todas as esferas, deveria assumir esse papel, sobretudo para eliminar desigualdades regionais”, aponta.

Já nas empresas brasileiras, não há governança para inovação. “As empresas usam ferramentas que olham para o passado e são mais indicadas para qualidade do que para inovação, que requer pensamento disruptivo”, diz Alexandre Pierro, diretor da Palas. Ou seja: para os dois terços que não sabem aonde querem chegar, qualquer caminho serve.

 

Fonte: Época Negócios

O post Brasil inova pouco e sem rumo apareceu primeiro em OasisLab.

3 respostas

  1. I am an investor of gate io, I have consulted a lot of information, I hope to upgrade my investment strategy with a new model. Your article creation ideas have given me a lot of inspiration, but I still have some doubts. I wonder if you can help me? Thanks.

  2. Thank you for your sharing. I am worried that I lack creative ideas. It is your article that makes me full of hope. Thank you. But, I have a question, can you help me? https://www.binance.com/fr/register?ref=T7KCZASX

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.