Sindilojas Porto Alegre inaugurará hub de inovação na capital gaúcha

Por

Porto Alegre ganhará seu primeiro hub de inovação dedicado ao varejo. O Co.nectar Hub, idealizado pelo Sindilojas Porto Alegre (Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre), será um laboratório de tecnologias e novas iniciativas para o desenvolvimento do comércio varejista. A ideia é antecipar tendências, acelerar resultados e promover a inserção do varejo no ecossistema de inovação da capital gaúcha e do Brasil.

“Inspiração para transformar o varejo é o nosso posicionamento como entidade, e isso se aplica também com o hub. Nosso objetivo com esse projeto é incentivar os lojistas locais a entenderem e encararem o seu negócio como um potencial agente de transformação, começando pela evolução das suas próprias empresas. Para isso, queremos ajudar os lojistas e encararem seu próprio negócio de um jeito novo. Trata-se de uma iniciativa totalmente inovadora por parte de um sindicato”, explica Paulo Kruse, presidente do Sindilojas POA. Lembrando que o sindicato ficou em terceiro lugar na categoria Entidades Empresariais na 17ª edição do Campeãs da Inovação realizado pelo Grupo Amanhã em parceira com o IXL-Center (Clique e veja o evento na íntegra).

O hub, que inaugurará em breve, oferecerá alternativas como estúdio de fotografia, plataforma de conexão digital, espaços de convivência, acesso a novos parceiros, conexões com o ecossistema local e nacional, entre outras, além do endereço fiscal. Tarcísio Pires, presidente do comitê gestor do hub, destaca que “o projeto irá aproximar lojistas e empresas parceiras de startups que trabalham na criação de produtos para o setor, assim como aquelas que já têm planos que possam ser implementados no varejo”. Desta forma, os negócios locais terão como participar do desenvolvimento desses produtos, com acesso a novas tecnologias e a oportunidade de fazer parte de um espaço de trocas diferenciado. Portanto, ainda segundo Tarcísio, “será um ambiente voltado à promoção de grandes parcerias e estímulo à geração de negócios”, avalia.

Kruse destaca que será uma oportunidade de evolução principalmente para lojistas de pequeno e médio porte, que não contam com setores próprios de inovação ou consultorias contratadas para esse fim. O Sindilojas Porto Alegre entra, então, como um mediador dessas trocas de informações e conhecimento, presencial e virtualmente, em um grande ecossistema que deve consolidar novas práticas e agregar valor aos negócios varejistas.

Fonte: Amanhã

O post Inspiração para transformar o varejo apareceu primeiro em OasisLab.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *