MedTech da Etiópia é a grande vencedora da competição de startups do Web Summit 2020; Lalibela Global-Networks digitaliza processos de gestão hospitalar

 

Uma startup que já digitalizou 1,2 milhão de registros de pacientes na Etiópia e acelera a transformação digital do setor de saúde no Leste da África. A Lalibela Global-Networks foi a vencedora do PITCH, competição de startups do Web Summit 2020. A empresa desenvolveu o ABAY-CHR, que digitaliza processos de gestão hospitalar e reduz centenas de milhares de dólares ao ano para empresas de medicina, reduz o atrito no relacionamento com os pacientes e melhora a qualidade do atendimento prestado.

Nos três dias do Web Summit, cerca de 700 das 2.500 startups presentes no evento participaram da competição. Um dos pontos positivos do ABAY-CHR é a simplificação de procedimentos hospitalares em uma das regiões mais carentes do planeta. “Nossa solução melhora a gestão dos dados com foco nas possibilidades da região. Por isso, é low-tech e altamente eficaz”, diz a Dra. Wuleta Lemma, co-fundadora e CEO da Lalibela Global-Networks.

“Para mim, é uma honra ser premiado. Temos lutado há quase 30 anos para melhorar as condições de saúde na África e garantir que mesmo as pessoas mais carentes tenham acesso a serviços que são comuns nos países mais ricos. Ter ganho o prêmio é uma conquista para a vida toda”, acrescenta Lemma.

Ela conta que o ABAY-CHR foi desenvolvido em 2019, antes que a pandemia colocasse todo o sistema hospitalar mundial em grande estresse. Com a crise, seu uso se tornou ainda mais importante. “A Covid-19 mostrou a importância de termos registros médicos seguros, que, para mim, deveriam ser um dos direitos humanos essenciais”, diz.

Para a fundadors da startup, vencer o concurso muda a forma como a empresa irá se expandir na África e dá visibilidade mundial à solução. A Lalibela Global-Networks participou do evento como parte do IMPACT, o programa de “tecnologia para o bem” do Web Summit. É a terceira vez consecutiva que uma Medtech é premiada no PITCH, depois da suíça Nutrix no Web Summit 2019 e da polonesa GlucoActive no Collision, no mês de junho.

 

Confira a cobertura completa do Web Summit 2020 no site do OASISLAB.

 

O post Saúde, da África para o mundo apareceu primeiro em OasisLab.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

close-link