Em carta divulgada no Web Summit 2020, António Guterres levanta alerta para a sociedade mundial

 

 

Nesta sexta-feira, último dia do Web Summit 2020, o secretário-geral da ONU, António Guterres, afirmou em carta aos participantes do evento que a pandemia, ao mesmo tempo em que acelerou nossa dependência de tecnologias digitais, destacou como a conectividade pode salvar a vida das pessoas. Com o isolamento social, o acesso à internet e as facilidades do mundo digital mantiveram as pessoas conectadas e a sociedade funcionando.

Mas os efeitos não foram somente positivos. “A pandemia também exacerbou todo tipo de desequilíbrio, incluindo a divisão entre conectados e não-conectados”, afirma. “As pessoas sem acesso às tecnologias digitais são quase metade da população mundial e, neste momento, não têm oportunidade de estudar, se comunicar, trabalhar, fazer negócios e participar de grande parte do que é hoje a vida normal nas regiões mais ricas do mundo”, acrescenta.

Além disso, durante a pandemia cresceram os casos de vulnerabilidade de menores e assédio online contra mulheres. O crescente volume de desinformação e fake news também gera riscos à vida das pessoas e ameaça reduzir a eficiência do combate à Covid-19 quando uma vacina estiver disponível.

“Esses abusos online são um sério obstáculo para a estabilidade política, o progresso da sociedade e nossa capacidade coletiva de solução dos desafios mundiais. A desinformação, a proliferação dos discursos de ódio e a falta de diálogo nas redes sociais continuam a corroer a coesão social e reduzir a confiança na ciência, nas instituições e nas pessoas”, analisa Guterres.

Para o secretário-geral da ONU, somente a união das pessoas é capaz de reduzir o uso tóxico das tecnologias digitais e reforçar seu poder como uma força democratizadora e libertadora do potencial humano. “Neste mesmo evento em 2018, propus o banimento de sistemas autônomos de armas. Continuo acreditando que isso seja necessário. Precisamos que novas tecnologias sejam supervisionadas, seja na Web, em áreas de conflito ou em laboratórios de pesquisa, para que a sociedade possa se beneficiar do rápido desenvolvimento e seja protegida de riscos significativos”, completa.

 

Confira a cobertura completa do Web Summit 2020 no site do OASISLAB.

 

O post Pandemia aumentou desafios digitais, diz secretário-geral da ONU apareceu primeiro em OasisLab.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.