Movimento Digital with Purpose, lançado no Web Summit 2020, quer estimular uso da tecnologia para cumprir metas de desenvolvimento sustentável da ONU

 

As questões ligadas à sustentabilidade estiveram muito presentes na primeira manhã do Web Summit, principal evento de inovação do mundo, que acontece online nesta semana. Um exemplo é o lançamento do movimento Digital with Purpose, da Global Enabling Sustainability Initiative (GeSI). Com um vídeo-manifesto, o cineasta Ridley Scott (de Gladiador, Blade Runner e Alien – o 8º Passageiro) provocou a comunidade de inovação e TI que acompanha o Web Summit a encarar a crise da mudança climática. “Estamos à beira de um desastre e as pessoas estão sendo muito delicadas sobre o que está acontecendo. É hora de sermos mais duros a respeito dos problemas que enfrentamos”, afirma Scott.

Chamando os problemas climáticos do planeta de “zona de guerra”, Scott afirma que as empresas e pessoas precisam fazer sua parte, sem esperar por iniciativas dos governos, para tentar reverter as ameaças das transformações trazidas pela poluição, efeito estufa, desmatamento e tantos outros fatores. “O uso das tecnologias digitais pode ter um impacto importante a favor das mudanças que precisamos fazer hoje para termos um futuro”, diz.

O movimento Digital with Purpose trabalha com ONGs, empresas e governos para criar valor a partir do uso de tecnologia para gerar inovações que permitam atender às metas ambientais definidas no Acordo de Paris e nas Metas de Desenvolvimento Sustentável da ONU. O movimento foi oficialmente lançado em junho e o Ridley Scott Creative Group se uniu à ação como parceiro criativo para desenvolver a identidade de marca e o filme-manifesto, apresentado hoje no Web Summit.

“A transformação digital é uma oportunidade para construir um novo equilíbrio entre negócios, desenvolvimento tecnológico e respeito aos direitos e valores fundamentais das pessoas. É uma oportunidade de reforçar a cooperação internacional e trabalhar em conjunto para atacar desafios globais, criando uma economia que funcione para as pessoas e tenha um propósito maior”, afirma Antonio Luis Santos da Costa, primeiro-ministro de Portugal e futuro Presidente do Conselho da União Europeia.

 

Confira a cobertura completa do Web Summit 2020 no site do OASISLAB.

O post A guerra por um planeta mais sustentável apareceu primeiro em OasisLab.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *