Um dos segredos é que elas conseguem se beneficiar da escala. Entenda

Há 14 anos, o BCG (Boston Consulting Group) vem publicando um ranking com as 50 companhias que mais inovam globalmente. Nesse grupo, oito apareceram em todas as edições do lançamento. O que elas têm em comum? A consultoria identificou três comportamentos em que se destacam. Vale a pena conhecer e traçar um paralelo com o seu supermercado e o que você almeja nessa área.

1. AS EMPRESAS FAZEM O QUE DIZEM

Entre essas organizações, o discurso não é só retórica. Elas realmente estão comprometidas com a inovação, fazendo dela uma prioridade, e investindo para buscar esse objetivo. Essas companhias também se destacam pela ousadia em perseguir novas oportunidades sem ignorar o foco do seu negócio.

45% das empresas priorizam a inovação e investem nela ao mesmo tempo

25% das companhias trabalham investimento e priorização da inovação de forma dessincronizada

2. ELAS SE BENEFICIAM DA ESCALA

As companhias presentes na lista das mais inovadoras fogem à regra de que grandes organizações são mais lentas. Antes da Covid-19, estavam em igualdade em relação às menores. Mas agora a digitalização acelerada poderá conferir a elas maior agilidade, o que ajudará a inovar ainda mais.

Mais de 40% das grandes empresas estão acima da média do seu mercado no percentual de receita proveniente de novos produtos e serviços

15% de probabilidade a mais é quanto têm as grandes empresas de transformar o modelo de inovação em uma prioridade

3. CALIBRAM SEU SISTEMA DE INOVAÇÃO

As empresas precisam de uma engrenagem integrada para garantir um ciclo de inovação de sucesso, a exemplo do que fazem as companhias mais bem-sucedidas. É fundamental que exista comprometimento em todas as etapas do processo. Para isso, faça as seguintes perguntas em cada fase:

Ambição para inovar: as pessoas têm a aspiração de pensar em caminhos para servir o consumidor?
Domínio da inovação: sua estratégia para inovar tem como base insights e previsões? Regularmente a empresa revisita e ajusta esses planos?
Governança da inovação: a companhia prioriza a inovação e distribui a responsabilidade entre todos?
Gestão da performance: as métricas e incentivos estimulam aqueles que são responsáveis pelo crescimento da empresa e também os que têm o papel de trazer novos pontos de vista?
Organização e ecossistema: todas as unidades estão alinhadas e unidas em torno de um propósito?
Talento e cultura: a empresa conta com verdadeiros construtores de negócios e aloca seus melhores talentos para as iniciativas mais ambiciosas?
Qual produto e para quem: qual é o grande problema que será solucionado para os consumidores? O que a solução tem de especial?
Projetos: sua empresa tem uma visão clara da sua vantagem competitiva e como utilizá-la?
Funil: existem critérios para tomar decisões?
Portfólio: a empresa faz a gestão ativa do portfólio, empregando recursos para garantir alinhamento à estratégia e às oportunidades de mercado? Ela ousa aceitar apostas que não são consenso?

Fonte: S.A. Varejo

O post Três formas de agir das empresas inovadoras apareceu primeiro em OasisLab.

4 respostas

  1. I don't think the title of your article matches the content lol. Just kidding, mainly because I had some doubts after reading the article. https://accounts.binance.com/sv/register?ref=T7KCZASX

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.